segunda-feira, 23 de junho de 2008

ARTICULAÇÕES



O projecto Articulações reúne, em três espaços diferentes, um conjunto de artistas que foram convidados a realizar intervenções específicas para esses espaços. A natureza dos trabalhos apresentados estará, assim, intimamente relacionada com a história, memória, materialidade, presença e uso desses lugares. A antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, local em que se concentra a grande maioria dos artistas que fazem parte do elenco de Articulações, é um enorme edifício feito de diferentes modulações, onde se sobrepõem diversas camadas de história e diferentes linguagens arquitectónicas. Trata-se de um edifício localizado no centro histórico de Faro sobranceiro à belíssima paisagem de ria que abraça a cidade, que foi originalmente uma fortaleza militar e que passou por vários usos desde então.As intervenções focam-se essencialmente nas subtis e invisíveis relações que são espoletadas ou intuídas a partir da experiência do lugar e na intensa relação com a paisagem circundante. Intervenções que dialogam com a arquitectura, pinturas murais criadas para paredes de edifícios, obras onde a vídeo projecção e o som redefinirão as características dos lugares serão algumas das manifestações mais em evidência neste projecto.
ANDRÉ CARVALHO, ÂNGELO DE SOUSA, ANTÓNIO BOLOTA, ANTÓNIO POPPE, CARLOS GARAICOA, DAN PERJOVSCHI, DIANGO HERNÁNDEZ, FERNANDA GOMES, FRANCISCO JANES, FRANCISCO TROPA, HUGO CANOILAS, IAN KIAER, ION GRIGORESCU, JOÃO QUEIROZ, JOÃO MARIA GUSMÃO E PEDRO PAIVA, LEONOR ANTUNES, NELSON FÉLIX, PHILL NIBLOCK, RAIMOND CHAVES E GILDA MANTILLA, RICARDO JACINTO, SANCHO SILVA, SÉRGIO TABORDA, THIERRY SIMÕES.
Na Fábrica da Cerveja, Faro, e na Mina Campina de Cima/Convento de Santo António, em Loulé, de 21 de Junho a 7 de Setembro.

Nenhum comentário: