segunda-feira, 23 de junho de 2008

REACÇÃO EM CADEIA TRANSFORMAÇÕES NA ARQUITECTURA DO HOTEL



A indústria do Turismo confronta-se hoje com novos desafios advindos da facilidade das comunicações e do crescimento da circulação de pessoas, da crescente sofisticação do público. À medida que nos tornamos mais globais o Hotel constitui um dos principais pontos nodais de cruzamento de uma sociedade em movimento. A nova geração de hotéis reflecte transformações que deslocam o hotel para algo mais focado no conceito de experiência, singularidade e autenticidade, respondendo por sua vez, a um público crescentemente viajado, conhecedor e exigente. Assistimos ao regresso à ‘hospitalidade’, sobrepondo-se à ‘Indústria’, a uma tentativa de personalização da experiência, valorizando a diferenciação e a memória, por oposição à homogeneização das cadeias, em que cada hotel era rigorosamente idêntico, independentemente do lugar, obrigadas a segmentar e diferenciar as suas marcas. O forte ênfase nos ‘standards’ das grandes cadeias, começa a ser integrado numa atenção a mais e melhor ‘design’ e à introdução de soluções inovadoras, sensíveis e criativas, onde os arquitectos e designers têm um importante contributo, pela própria natureza do seu trabalho. O impacto mútuo entre turismo e a arquitectura serão apresentados em dois momentos distintos: A Parte I, no Palacete da Quinta da Fonte da Pipa, inaugura no dia 20 de Junho, com a série fotográfica de Paulo Catrica H 08, o inédito de poesia de Jorge Gomes Miranda Resgate, e as entrevistas video a arquitectos, designers, hoteleiros Hospitalidade. A Parte II, no Lagar das Portas do Céu, inaugura no dia 26 de Julho, em simultâneo com a apresentação dos catálogos de todas as exposições, com a grande exposição de projectos de hotéis contemporâneos nacionais e estrangeiros, abertos ao público ou ainda em fase de projecto, seleccionados pelo comissário, e a exposição pública dos textos da antologia literária e ensaística (1965-2008) “Hotéis como casas / Casas como hotéis” da autoria de Jorge Gomes Miranda.
ADJAYE ASSOCIATES, AIRES MATEUS, ÁLVARO SIZA, ANC ARQUITECTOS, ANOUSKA HEMPEL DESIGN, ANTONIO CITTERIO, ARX PORTUGAL ARQUITECTOS, ATELIER BUGIO, AUTOBAN, BIG, BURKHALTER & SUMI, CANNATA & FERNANDES, CARLOS CASTANHEIRA, CHRISTIAN LIAIGRE, CONCRETE ARCHITECTURAL ASSOCIATES, CORARQUITECTOS, EDOUARD FRANÇOIS, EDUARDO SOUTO DE MOURA, FALCÃO DE CAMPOS, FRANCESC RIFÉ, GARY CHANG, GERMAN DEL SOL, GONÇALO BYRNE, GRAFT, JSA, JOÃO LUÍS CARRILHO DA GRAÇA, JOSÉ CARLOS CRUZ, JOSÉ PAULO DOS SANTOS, JOSÉ MIGUEL JÚDICE, KENGO KUMA, KING ROSELLI ARCHITECTS, LEGORRETA + LEGORRETA, MANUEL TAÍNHA, MATALI CRASSET, - É + ARQUITECTOS, OMA, PAULO DAVID, PLASMA STUDIO, PROMONTÓRIO ARQUITECTOS, RUY OHTAKE, SAVIOZ MEYER FABRIZZI, SEBASTIÁN IRARRÁZAVAL, SIMON WOORDOFFE, STUDIO 63, UN STUDIO, VHM, YASMINE MAHMOUDIE, ZAHA HADID.
Na Quinta da Fonte da Pipa e no Lagar das Portas do Céu, em Loulé, entre 21 de Junho e 7 de Setembro. Mais informações em: www. allgarve.pt.

Nenhum comentário: