terça-feira, 8 de julho de 2008

2ª. Mostra de Cinema Documental


(imagem do filme "O Céu Gira" de Mercedes Alvarez)

No passado dia 27 de Junho, às 22 horas, a Câmara Municipal de Aljustrel deu início à 2.ª Mostra de Cinema Documental que se prolongará durante o mês de Julho, no pátio do Museu Municipal.
Nesta primeira sessão foi exibido o filme de Diana Andringa e Flora Gomes "As duas faces da Guerra". Este filme retrata o conflito na Guiné, que entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas e que é visto de perspectivas diferentes por guineenses e portugueses: luta de libertação para uns, guerra de África para outros.
A segunda sessão, a 11 de Julho, será subordinada ao tema: “Mundos em extinção” e irá apresentar os filmes Gentes do Mar e Praia de Monte Gordo.
O primeiro, "Gentes do Mar" de Dânia Lucas fala-nos, como o nome indica, das gentes do mar que rodeadas por águas instáveis, mas sempre com fé, lutam pela sobrevivência de cada homem, esperançadas que o dia de amanhã lhes traga mais do seu ganha-pão. Um filme premiado nos VIII Encontros de Viana – Cinema e Vídeo e no Festival de Curtas de Vila do Conde.
O segundo, "Praia de Monte Gordo" de Sofia Trincão e Óscar Clemente, retrata a vida na praia de Monte Gordo, onde à sombra dos prédios de apartamentos turísticos, ainda persiste uma comunidade piscatória. Este documentário regista a actividade existente na praia ao lon)go de um ano.
Por fim, no dia 25 de Julho, o "Céu Gira" é o último filme a ser exibido nestas sessões no pátio do Museu. Neste filme, a autora, Mercedes Alvarez volta às suas origens, na aldeia de Soria em Espanha, Aldealseñor, e assiste ao final desta terra onde só já vivem 14 habitantes, ao mesmo tempo que procura recuperar a primeira imagem do mundo: a da infância. Este filme foi galardoado com o prémio de Melhor Filme nos Festivais de Roterdão, de Paris e de Buenos Aires.

A 2.ª Mostra de Cinema Documental é uma realização da Câmara Municipal de Aljustrel, em parceria com a APORDOC – Associação Portuguesa pelo Documentário (http://www.apordoc.org/) e o apoio de Ervilha Maravilha – produção audiovisual (http://www.ervilhamaravilha.com/).


Nenhum comentário:

Arquivo do blog