terça-feira, 29 de julho de 2008

Artesanato Pop à mostra em Olhão


“A cultura tradicional é o resultado de uma identidade local e de uma experiência social únicas. A cultura contemporânea toma a forma de produto da vida urbana, da reflexão global, e de uma economia em constante mutação e quase irracional. O popular e o artesanal sofrem as conotações de um passado obsoleto, de objectos com normas estáticas e imutáveis.
Mas tradição é muito mais do que uma colecção de artefactos ou rituais objectificados, pelo contrário, o tradicional comporta mecanismos singulares de transformação, invenção e até de renovação. Compete às disciplinas da inovação, como a arte e o design, catalisar este potencial e desenhar os modos para devolver o "popular" à tradição.”

Eis um excerto da apresentação de DesignForFuture, uma exposição anual de design sustentável, que pode ser apreciada pela terceira vez, mas com novos trabalhos, no Museu da Cidade de Olhão, de 24 de Julho a 19 de Agosto.

Os autores da mostra são o português Álbio Nascimento e a alemã Kathi Stertzig. Dedicam-se, essencialmente, a pesquisar o significado do lar através de culturas, o desenvolvimento sustentável para a cultura material e o design socialmente interactivo. Vivem e trabalham entre a Alemanha e Portugal sob o nome
The Home Project.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog