terça-feira, 22 de julho de 2008

Olhar Picasso



A Árvore está a organizar uma exposição de artes plásticas sob o tema OLHAR PICASSO – Picasso e a Arte Portuguesa do Século XX. O objectivo desta exposição é fazer uma reflexão sobre a influência de Picasso na pintura, escultura, desenho e obra gráfica de artistas portugueses.
Este evento vai decorrer em Portimão, na Sala Expo Arade, de 21 de Agosto a 19 de Outubro de 2008 e são seus promotores a Expo Arade – Animação, Empresa Municipal.
São comissários os pintores Rui Paes e José Emídio com a colaboração dos críticos e historiadores de arte Rui Mário Gonçalves, José Luís Porfírio e Laura Castro, autores dos textos para o catálogo, que colaboram, também, na escolha dos artistas e obras a serem apresentados.
Da exposição fará parte obra original de Picasso que, em conjunto com os textos críticos, melhor traduzirá e expressará a ligação que, a vários níveis, alguns artistas portugueses, desde Amadeo e Almada até aos nossos dias, souberam criar com Picasso.
Serão apresentados cerca de 100 trabalhos entre pintura, escultura, desenho e obra gráfica de autores portugueses que, num momento ou outro da sua carreira terão sido influenciados, de algum modo, pela obra do pintor espanhol.
Está igualmente prevista uma série de conferências sobre o tema, bem como outras actividades paralelas ao acontecimento.
Será editado um catálogo, amplamente ilustrado, onde constarão os textos críticos, reproduções das obras em exposição, notas biográficas dos artistas presentes, etc.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog